Indústria automotiva brasileira vai destacar biocombustíveis na COP 30

- Publicidade -

Com o avanço global das discussões sobre sustentabilidade e o futuro da mobilidade, a presença da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) na COP 30, em Belém (PA), será um marco para o setor automotivo brasileiro. A entidade pretende mostrar ao mundo as tecnologias nacionais voltadas à descarbonização, com destaque para o uso dos biocombustíveis — área em que o Brasil é referência internacional.

A participação da Anfavea na COP 30, Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, marcada para novembro, representará uma oportunidade de o Brasil demonstrar sua liderança em soluções sustentáveis para o transporte. Segundo Henry Joseph Júnior, assessor especial da presidência da Anfavea, o principal objetivo é apresentar o “leque de opções de tecnologias em descarbonização” da indústria automotiva, especialmente as que envolvem biocombustíveis.

“É importante ser colocado em voz bem alta a eficiência e o resultado dos biocombustíveis”, afirmou Joseph Jr. durante o Seminário Brasil Eletrificação e Descarbonização, promovido pela AutoData. “Alguns países ainda têm uma visão equivocada, de que o seu uso acaba por ocupar espaço de plantação de alimentos. O Brasil provou que é possível crescer o plantio de biocombustíveis e também de alimentos.”

O executivo destacou ainda que a frota brasileira tem 87% de veículos flex, o que facilita a transição para uma matriz automotiva de baixa emissão. “Enquanto os demais países precisam substituir a frota, nós podemos, com a nossa atual, fazer essa mudança com baixo custo”, disse.

Joseph Jr. também ressaltou o avanço contínuo na eficiência energética dos veículos fabricados no país. “Desde o Inovar Auto, na década de 2010, passando pelo Rota 2030 e chegando ao Mover [Programa Mobilidade Verde e Inovação], houve um aperfeiçoamento no conceito de eficiência, especialmente com a adoção do critério do poço à roda. Os carros em circulação hoje são muito mais eficientes, e sabemos que haverá cobrança da população para avançar ainda mais.”

Durante a COP 30, a Anfavea apresentará um novo estudo, desenvolvido em parceria com a consultoria BCG, que calcula as emissões de CO₂ ao longo de todo o ciclo de vida dos veículos — desde a pré-produção até o descarte.

A entidade estará presente em um estande compartilhado com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg). Além disso, participará de painéis e debates que terão como foco os biocombustíveis e o papel da indústria automotiva brasileira na descarbonização global.

Anfavea leva à conferência em Belém soluções de descarbonização e novo estudo sobre emissões de CO₂ / Foto Ilustrativa: Amanda Garcia/Ascom/Semede

Com informações de AutoData

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Conteúdo Relacionado

DOL
DOLhttps://dol.com.br/?d=1
Site especializado do portal DOL com notícias, reportagens especiais e informações sobre a COP 30, maior evento climático do mundo, que será realizado em Belém, em 2025, além de temas relacionados, como Amazônia, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável.