Estudo propõe estratégias para reduzir emissões de CO2 nos transportes

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O Ministério dos Transportes participou nesta segunda-feira (12) da 5ª edição do seminário “Brasil Rumo à COP 30”, evento que reuniu representantes públicos e privados do setor logístico. Na ocasião, foi apresentado o resumo executivo de um estudo sobre a descarbonização dos transportes, elaborado por meio da Coalizão para a Descarbonização dos Transportes.

O levantamento aponta medidas para mitigar as emissões de gases de efeito estufa no setor, que atualmente responde por aproximadamente 11% das emissões nacionais. As propostas envolvem mudanças estruturais na matriz de transporte, incentivo à eletrificação da frota e ampliação do uso de biocombustíveis.

Segundo o subsecretário de Sustentabilidade do Ministério dos Transportes, Cloves Benevides, o estudo fortalece a integração entre governo, setor privado e instituições de pesquisa. “Estamos diante de um momento histórico e estratégico. Ao tratarmos de crise climática, infraestrutura e desenvolvimento, falamos de escolhas que devem orientar políticas públicas comprometidas com segurança, justiça social e sustentabilidade ambiental”, afirmou.

O estudo mapeou mais de 90 alavancas de descarbonização. Três estratégias principais concentram cerca de 60% do potencial de redução das emissões no setor:

  • Substituição gradual do modal rodoviário por ferrovias e hidrovias;

  • Eletrificação da frota de veículos;

  • Expansão do uso de biocombustíveis.

Além dessas ações, o relatório também destaca o papel da eficiência energética e de inovações tecnológicas. O documento prevê que, com a aplicação combinada das medidas, será possível reduzir até 110% das emissões atuais — embora isso ainda não atinja, por si só, a meta de emissões líquidas zero (Net Zero) até 2050.

Benevides também defendeu a inclusão de cláusulas obrigatórias sobre transição energética e investimento ambiental em contratos de concessão. “Infraestrutura robusta, responsabilidade ambiental e inclusão social não são objetivos opostos; são faces da mesma moeda”, declarou.

O Ministério informou que as propostas deverão compor o posicionamento brasileiro na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), prevista para ocorrer em Belém (PA) em 2025. “O compromisso do Ministério dos Transportes é chegar à COP com propostas realistas, bem estruturadas e alinhadas às metas climáticas brasileiras”, destacou Benevides.

O estudo projeta ainda, para 2050, um cenário com aumento da carga transportada, maior participação de modais de menor impacto ambiental, crescimento da eletrificação de veículos leves, ampliação do uso de biocombustíveis e adoção de tecnologias emergentes, como o hidrogênio verde.

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