Muitos brasileiros e estrangeiros irão se reunir para debater o clima, o meio-ambiente e o futuro do planeta, o que desperta o interesse de pessoas de todas as idades
Jovens menores de idade – com 16 ou 17 anos – residentes na região metropolitana de Belém (PA) podem se inscrever no Programa de Voluntariado da COP 30, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que acontece entre os dias 10 e 21 de novembro.
Outros pré-requisitos, dependendo do tipo de apoio operacional que será executado pelo voluntário, estão no regulamento disponível nos mesmos endereços de inscrição. 5% das vagas são para pessoas com deficiência (PCDs) e 20% para povos indígenas e comunidades quilombolas.
Todos os inscritos participarão de um curso de capacitação com carga horária de 120 horas, distribuídas em seis módulos.
Para ser voluntário é preciso ter, entre outros requisitos, boa comunicação, proatividade, organização, capacidade de resolver problemas e disponibilidade para atuar nos horários específicos da COP30. Entre as atividades oficiais da Conferência executadas pelos voluntários estão: recepção de participantes, apoio ao credenciamento, suporte logístico e auxílio na execução de serviços diversos. O Programa também busca promover o engajamento da população local, incentivando a participação cidadã e o protagonismo social.
A listagem preliminar de pré-classificados para etapa de capacitação será publicada no dia 17 de julho e prevê 400 vagas. Dia 18 de setembro ocorre a homologação final dos resultados. Após esta data, a partir da demanda do governo federal, acontece a abertura efetiva de vagas e convocação de voluntários para assinatura de Termo de Adesão.
Fonte: Agência Brasil



